Fundamentos e Cultura da Pacas Mili e Kheno da Pacas Mili
Esta obra em primer momento objetiva sensibilizar às participantes para importância da PREVENÇÃO e da EDUCAÇÃO, do tearenergético e espiritualda Etã, o grande ovário e da Poraceí, o pequeno óvulo, da menarca, da menstruação, da fertilidade, da concepção, da gestação, do renascimento da mulher-mãe e o nascimento da mitã, a criança, e o desenvolvimento humano em relação à educação, a psicologia, à medicina, etc., e ao desenvolvimento infanto-juvenil contemporâneo.
Abordando a metafisica existencial de Luquiqaman Tink’u andino e o Xe Pya’ Nhe’ẽ amazônico, energéticos e espirituais, ensino e reflexão, da prática oral e da literatura escrita que nos fazem conhecer os mistérios da Natureza instintiva feminina.
Num segundo momento oferece às pessoas, principalmente às meninas-mulheres e às Mães d’Água, o reconhecimento dos rituais da e da cultura da Pacas Mili e o Kheno da Pacas Mili, os quais despertam uma linguagem energética e espiritual desabrochamte no organismo sensorial feminino, esquecida no mundo ocidental e oriental.
O Etã, o ovário, a Poraceí, o óvulo, a Piraguaçu, o útero, a Oguapy, a primeira ovulação e a menarca, e a transcendência da Y’Guaçu, o clitóris, órgão preventivo e exclusivo do prazer feminino. Esta nova configuração do ventre feminino fazem surgir na menina-mulher, jovem mulher e a Mãe d’Água a necessidade dela se autoconhecer e de compreender a cultura magnética e espiritual da Pacas Mili e do Kheno da Pacas MIli.
A Pacas Mili e o Kheno da Pacas Mili é a maior força energética e espiritual de intuição e de intenção da medicina Itinerante Kallawaya, reconhece que a energia e a espiritualidade sempre fluem juntas.
Todo este potencial dos povos originários possuem um conhecimento milenar, um conhecimento preventivo básico sobre o crescimento e o desenvolvimento natural da transição e das transformações energéticas e espirituais do organismo sensorial feminino.
Dar voz aos diferentes povos amazônicos e andinos que constituem as sociedades pluriculturais da Terra Sem Males. A medicina kallawaya andina privilegia os seguintes Temas:
a). KK’ANTU-TIKA - Iniciação Feminina –Educação, Sonhos e Rituais deIniciação Energética e Espiritual-Prevenir é melhor que lamentar.
Prevenir e Cultuar a abstinência, prevenir a gravidez precoce,erradicar o aborto caseiro e clinico, é evitar que os ‘homens civilizados’ continuem a controlar as funções reprodutivas das meninas-mulheres e das mulheres-mães.
b). PACAS MILI – Energia e Espiritualidade do Ventre Feminino. Valores Energéticos e Espirituais, Atitudes e Virtudes infanto-juvenis também são aprendidos. E ensinados.
c). PACAS MILI E KHENO DA PACAS MILI - Configuração e Fundamentos Magnéticos e Espirituais do Ventre Feminino.
Na correspondência complementar binária do Kheno da Pacas Mili, as pulsações energéticas profundas começam a abrir a Etã, o grande ovário, a energia e a sensitividade no Ventre Feminino.
d). OMOPUÃ PACHA – A Mãe Cósmica e a Mãe Natureza -ONDE HÁ EDUCAÇÃO HÁ ENSINO E SOLUÇÃO. Educação Transforma. As Meninas-mulheres iluminadas irradiam uma vida longa e transcendental.
e). VENTRES FEMININOS - Visões dos ‘Corpos’ de Outras Culturas. Onde estão restringidos e limitados os organismos sensoriais amazônicos e andinos em referência a outras culturas?
f). KHENO DA PACAS MILI, Eletromagnetismo do Ventre Feminino. Correspondência Complementar Binário do Ventre Feminino. Etã, o grande ovário e a Poraceí, o pequeno òvulo.
g). MÃE D’UMBIGO ~ MÃE D’ÁGUA
Nascimentos em Casa: -Energia e Espiritualidade na Amazônia- Revalorização da Cultura e da Medicina Natural Feminina. Obra mestra da cultura originária Guarany Anhangatu.
h). OGUAPY, A Integração dos Instintos é a Brisa da Menina-mulher.
i). ECHARA’U, O Espírito dos Sonhos na Iniciação Feminina.
j). FUNDAMENTOS ETNOMETAFÍSICOS E IDELOGICOS NA Y’Y KA APUY, MATA.
A JAGUARATÊ e o JAGUAR são os HENOI, ‘parentes’, de expressões mais recorrentes queressurgem após haverem sido excluídos.
k). AMULETOS, PATUÁS: Thurus
-- A arte dos amuletos que imita a Natureza do próprio modo que os mistérios da Natureza imitam à humanidade. O Patuá representa os ciclos instintivos da evolução da Y’Agury Kapi aí, a semente que está dentro das águas do ventre materno em sua plenitude de movimento.
-- O Patuá e o Totem de cada ventre, A transcendência da argila em Patuá, aY’Agury, a criança dentro das águas, o umbigo, o grande inicio e o grande termino fluindo dentro das águas do ventre materno.
-- A modelagemda argila, transformando-a em Patuá e Totem, é uma prática de iluminação, é uma transcendência profundamente individualizada;
-- A intenção é a de se automodelar-se, de se enxergar, de auto-perceber-se e percorrer o fluxo energético e espiritual junto ao ventre materno.
l) LUQUIQAMAN TINK’U: - Os Grandes Encontros das Emanações espirituaie e as relações dos movimentos magnéticos Universais. O mundo moderno procura destruir toda e qualquer esperança da Aliptaña Pachakutij, a transcendência energética e espiritual.
Para compreendermos este tema propomos um passeio ao redor de Rembypy Nhande, Nossas Origens, retomando assim o fio da narrativa Mãe Cósmica e Mãe Natureza, através das culturas andinas e amazônicas, ligadas pela harmonia Universal. Aceitar o fio dessa imensa meada que entrelaça os fluidos energéticos e espirituais universais é nosso desafio.