Mallku, condor branco.
Só aparece quando traz boas novas
Roberto Fidel Valda Chanez (Mallku Chanez) nasceu em 24 de abril de 1954, no Kollasuyo, Bolívia. Foi iniciado na Medicina Itinerante Kallawaya na sua infância. Estudou Medicina na Universidade de Cochabamba, na Bolivia; estudou Medicina Taoísta Chinesa por dez anos e se formou em Psicologia pela Universidade de São Paulo, USP, no Brasil. Membro Associado ao Conselho Regional de Psicologia, 6ª Região (CRP), desde 1989.
Em 1979, participou do Núcleo de Profissionais de Saúde de São Paulo, fundamental no atendimento de saúde de exilados e torturados políticos do Brasil.
Desde 1982 desenvolveu, por mais de dez anos, uma pesquisa sobre a Cultura Originária Guarany Anhangatu, no Brasil, entre os estados de Paraíba e de Pernambuco, resgatando a Medicina Milenar do Patuá da Mãe d’Umbigo e da Mãe d’Água.
Em 1995, foi um dos fundadores e membro do Núcleo de Estudos Andinos Pachakuty do Museu de Arqueologia e Etnografia da Universidade de São Paulo, USP.
Em 1997, em Ermelino Matarazzo (Zona Leste de SP), implantou o primeiro Ambulatório de Medicina Natural Amawta, no Brasil. Projeto de trabalho comunitário conforme está descrito no livro de Medicina Originária na Comunidade – Acupuntura e Moxabustão.
Em 1999, em Ermelino Matarazzo (Zona Leste de SP), implantou o segundo Ambulatório de Medicina Natural Mallku Chanez, no Brasil.
Em 2000, participou da 1a Mostra Nacional de Práticas em Psicologia: “Psicologia e Compromisso Social”, realizada no Centro de Convenções do Anhembi na cidade de São Paulo, entre os dias 05 e 07 de outubro.
Em 2000, participou do 1a Concurso Palavras e Imagens na categoria Artes Plásticas, com a obra “Patuá D’Mãe Umbigo”, realizado no Centro de Convenções do Anhembi na cidade de São Paulo, em 06 de outubro.
Em 2002, organizou a 1a Kkantuta, Ritual de Iniciação Feminina - “o reconhecimento social de seu espírito de concepção”, complementando com o lançamento do livro Xe Pya’ Ñe’ē – O Espírito da Vida, de autoria de Pacha Lea - Jaxy Pya’ Hu, no dia 09 de março, em São Paulo.
Em 2005, organizou a 2a Kkantuta, Ritual da Pacas Mili –“ritual do círculo sagrado feminino” no dia 13 de agosto, em São Paulo.
Em 2007, participou do IV Congresso Brasileiro de Espiritualidade e Prática Clínica, “o sonho como linguagem energética e representação no processo de iniciação feminina das etnias Kallawaya, Andina e Guarany, Pindo-Rentã (Brasil)”, no dia 22 de junho, em São Paulo.
Em 2007, ministrou a aula Jaguanhenhén Parakutia: Fundamentos Etnometafísicos e Ideológicos na Y’Y Kaapuy (Amazônia) e Kallawaya (Andina), na disciplina Narrativa Oral e Educação de Valores: um enfoque etnopsicológico, do Programa de Pós Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, USP, no dia 08 de novembro.
Em 2010, durante os dias 27 e 28 de maio realizou a Conferência de PACAS MILI, Círculo Magnético Feminino, na Fazenda Boa Vista, Roseira Velha – Km 77 da Rodovia Dutra.
Em 2010, na Lua Cheia, foi criado um Grupo de Estudos em Guaratinguetá. PACAS MILI, “Educação do Ventre Feminino”, no dia 29 de julho.
Em 2012, ministrou a aula Fundamentos Etnometafísicos e Ideológicos na Y’Y Kaapuy (Amazônia) e Kallawaya (Andina), na disciplina do Programa de Especialização de Psicologia Transpessoal das Faculdades de Ciências de Saúde, no dia 07 de setembro, em São Paulo.
Obras Publicadas:
Publicou em 1998, o livro Medicina Originária na Comunidade - Acupuntura e Moxabustão. Em 2000, publicou Oguapy – Menina-Mulher – Sem – Ser –Ainda – Mãe -d’Água. Em 2002, publicou em co autoria com sua filha Pacha Lea, Jaxy Pya’hu, o livro Xe Pya’ Ñe’ē – O Espírito da Vida, em cinco idiomas: añangatu (guarany), português, castellano, inglês e japonês. Em 2003, publicou Oguapy Poraceí – A Ovulação da Menina-Mulher, Pytã Y Guaraná – A força mais poderosa do fluido vermelho.
Obras não Publicadas
1. Luquiqaman Tink’u: o Grande Movimento das Relações Magnéticas Milenares. São Paulo : Ed. do Autor, CDD- 980.309 - 2009
2. Pacas Mili : Energia do Ventre Feminino: Medicina Kallawaya. São Paulo : Ed. do Autor, 615.535 - 2011
3. Kheno da Pacas Mili : Eletromagnetismo do Ventre Feminino : Medicina kallawaya. São Paulo : Ed. do Autor 615.535 - 2011
As obras do autor são sempre publicadas em Anhangatu e em Português. A intensão é tentar recuperar a língua originária da Cultura Guarany para o enriquecimento da Cultura Brasileira.