Ambulatório Amawta: Uma Grande Realidade
IDEALIZADOR E RESPONSÁVEL:
Mallku Chanez Kallawaya andino
(Diretor do Ambulatório Amawta)
O Ambulatório Amawta, inaugurado em 17 de fevereiro de 1997, é dirigido à comunidade e realiza um atendimento através da Medicina Originária Natural, a saber: Medicina Itinerante Kallawayaandina, Medicina TaoístaChinesa e a Medicina Mãe d’Umbigo Raizeira amazônica (Br.) Desde sua inauguração, vêm tendo uma procura cada vez maior.
O atendimento com acupuntura e moxabustão,eletroacupuntura e ventosas, sangrias e incisões, e outros 23 métodos, é realizado duas vezes por semana, às segundas-feiras e aos sábados, das 9:00 horas até as 16:30.
No período de 17 de fevereiro a 03 de maio, foram atendidas 149 clientes. Destes, 90 estão em tratamento, correspondendo a 60,40% do total de atendidos, 27 clientes tiveram alta, o que significa que 18,12% do total, 32 atendidos não deram continuidade ao tratamento, representando 21,48% dos atendimentos.
Somando-se a porcentagem dos que estão em tratamento à porcentagem dos que já tiveram alta, verificamos uma aprovação do método da Medicina Natural Omopuã Pacha (pela concepção de levantar-se, erguer-se e movimentar-se) por 78,52% dos clientes atendidos.
Destacamos aqui, que este atendimento é realizado por um único profissional, o Dr Mallku Chanez, que chegou a atender 67 pessoas em um único dia, pois todos ao que se inscreviam no Ambulatório Amawta, até as 13:00h eram necessariamente atendidos nesse mesmo dia.
O tratamento ambulatorial é vinculado ao trabalho comunitário. Isto significa que o cliente será atendido exclusivamente a partir do momento em que esteja realizando um trabalho perante a comunidade e ligado ao Ambulatório Amawta.
Observação: Houve clientes que não deram continuidade ao tratamento, por que, foram desligados ou excluídos do tratamento ambulatorial por não se vincularem ao trabalho comunitário.
São cinco os grupos de trabalho:
-
Limpeza;
-
Conselho de Formação de Escola;
-
Alimentação,
-
Assepsia de Agulhas;
-
Secretaria.
Conselho de Formação de Escola:
Destacamos prioritariamente, dentre os grupos de trabalho, o Conselho de Formação de Escola, que pretende fazer crescer, através da Medicina Natural, Omopuã Pacha, um acultura emergente, para que a comunidade valorize a si mesma e ao outro. Para desenvolver novas práticas da Medicina Natural, que sejam da própria comunidade e a ela se dediquem.
Desta maneira, a anamnese e o diagnóstico dos males que atingem a comunidade serão melhor compreendidas, pois, os médicos naturistas, pertencentes a esta comunidade, saberão compreender melhor a relação do individuo com o meio-ambiente em que esta inserido.
Explicando melhor esta relação: Por exemplo, é necessário reconhecer que as condições da água parada trazem doenças infeciosas, o esgoto a céu aberto traz inúmeras disfunções, de que forma cuidar sua alimentação, educação para barrar a ignorância são fundamentais, para se compreender o tipo de doença que aflige a comunidade, pois todos os fenômenos e as coisas estão interligados.
Porém, para a manutenção e o desenvolvimento do Ambulatório Amawta, todos os grupos de trabalho são absolutamente essenciais a esta concepção de participação coletiva. Por isso, todos os novos clientes ou associados devem se enraizar em algum grupo, já que esta proposta é um trabalho contínuo, permanente e solidaria.
As práticas energéticas e espirituais da Omopuã Pacha ativam o desenvolvimento imunológico dos pacientes a harmonia, e a sincronização do organismo sensorial, fazendo crescer a Força d’Alento Espiritual. A participação coletiva fortalece a Força d’Alento da comunidade que, através de práticas de prevenção, pode elaborar melhor a relação energética e espiritual de seu organismo sensorial.
Desde essa ótica, a prevenção é um princípio absoluto. Para isto, a concentração espiritual é primordial, as ervas medicinais, a farmacopeia e a prática do Yuká com o Tai’Chi Chuan, foram introduzidas no Ambulatório Amawta. As práticas são realizadas aos sábados, das 7:00h às 8:00h 15 min, é aberta a todos os sócios do Ambulatório Amawta e obrigatório aos clientes (pacientes), dirigidas pelo Dr. Mallku Chanez, diretor do Ambulatório Amawta.