Oguapy - Ovulação e Menarca
A juventude, uma ‘Flor que se Abre
magneticamente e espiritualmente’.
Um Py’a, coração, com sentimento de
Juventude para dizer: uma
flor que se abre para a Natureza;
A Oguapy, a juventude feminina, é uma ‘flor que se abre’ na Natureza. Ela tem uma relação direta com a estação primaveril do ano.
A juventude feminina é uma semente e raiz de frondosa vitalidade e flexibilidade. Ela vai se fortalecendo e se desenvolvendo através das ‘grandes emanações espirituais e relações dos movimentos magnéticos femininos’, que fluem através do poder energético e espiritual. Elas mantem as mudanças periódicas de ovulação e menstruação, de continuidade, de constância e de permanência. Sem esses movimentos magnéticos e espirituais jamais existiríamos.
O campo eletromagnético da Oguapypossui muitas oportunidades de absorver nutrientes, captar e radiar energia e emanar espiritualidade, num universo de atividades que se lhe vão apresentando.
Oguapyexpressa a Força d’Alento Universal e o mal-estar, uma fortalece e a outra a desmorona, enfrague-se com cólicas ventrais, é regrada, mas as emoções podem fazê-la desregrar, como grandes ondas do mar, poderá vir em grandes períodos e outras vezes em períodos curtos, assim mesmo ela deve ser primaverilmente úmida e cheirosa, emocionalmente florida, fisicamente em processo de amadurecimento, energeticamente eespiritualmente radiante.
Muitas também serão tuas experiências umas agradáveis e outras traumatizantes que poderão influenciar suas relações. As dissoluções e as soluções sempre existiram, as perdas para a Natureza serão inevitáveis, o mais singular seria você se reerguer, se levantar e se movimentar.
Para que as perdas não danifiquem profundamente teus sentimentos, como tuas sementes e raízes, você precisa se fortalecer através dosMborat’es,entoares, de aves, cigarras, papagaios, araras, gafanhotos, queda de folhas das árvores, queda d’águas, ventos e trovoadas que moram na mata, nos rios e nas montanhas, e assim você buscará atividades que poderá realizar, somando, deste modo, tuas vivências. Sim, expressa-as com o pya’, coração, tu espiritualidade elas sempre estarão presentes e se tornarão permanentes.
Na juventude, as alegrias e as tristezas, os erros e os acertos, as brincadeiras e as lágrimas, os desafios e as provocações, a confiança e a desconfiança, a força, a garra e a coragem servem-te como consolos.
Não roubar tuas próprias verdades, assumir tuas falsidades e fantasias, é começar a acreditar em si mesma num momento em que te cercam as iniciações femininas, as Kk’antu~ticas, as iniciações intelectuais como os vestibulares e depois a Faculdade. Postule à educação, ao ensino, à organização e à disciplina para que você possa dar valor a tuas atitudes, hábitos e responsabilidades, assim tua autoconfiança aumentará a cada entrave que vencer.
A Oguapy é um período de transição, um período de mudanças em que as transcendências energéticas e espirituais, a ovulação e a menstruação regular ou irregularmente vão se manifestando. Teu organismo sensorial vai se desenvolvendo até chegar a amadurecer em torno dos vinte e três anos. Você vai precisar de mais tempo para alcançar a maturidade instintiva, intuitiva, sensitiva e emocional.
1Algumas das mudanças que se vão efetuando poderão te provocar confusões ou inseguranças. Quando sentir pressõesinternas até então desconhecidas, você deverá encontrar uma maneira criativa para que possa perceber e vencer tais desafios porque todos os teus movimentos magnéticos e emanações espirituais fazem parte de uma extraordinária fortuna, e somando tuas novas experiências poderá chegar a ser uma pessoa autônoma algum dia, com deveres e direitosassumidos.
Um Py’a, coração, com sentimento de
crescer para se emancipar;
Muitas vezes, você pode achar que leva uma vida muito restrita e controlada, cheia de “faça isto”, “faça aquilo”, “não faça isso”, “faça o outro”. Porém, refletindo com base num outro ponto de vista, quando se é jovem,acredita-se na liberdade, uma palavra sem regras no mundo ocidental civilizado. Em outras culturas, a liberdade espiritual é uma Deusa adormecida dentro de você; ela exige orientação, supervisão,limites e disciplina para consigo mesma de acordo com a idade.
Ao invés de você tentar carregar o fardo de todas as preocupações do teu lar, lembre-se de que há outras pessoas que assumem essas responsabilidades: são tua mãe e teu pai, pessoas que tem mais experiência de vida. Eles se responsabilizam por teu desenvolvimento, tua formação e educação, enquanto você conta com tempo e espaço privilegiados para buscar e adquirir conhecimentos, desenvolver atitudes e habilidades, criar dificuldades e erros, logo refletir sobre tua forma de ser.
Você possui muito mais regalias e tempo para aprender a ler, a escrever sobre seus sonhos oníricos ou fantasias e sonhos vespertinos. Também você conta com tempo para conversar e pesquisar nas bibliotecas, acerca do que outras pessoas escreveram ou estão escrevendo, criando novas ideias e novos projetos, novas formas de analisar e ver a vida, para poder refletir sobre essas realidades.
Por outro lado, existem famílias com menos recursos econômicos e com um dos membros com fragilidades físicas e emocionais, cujo parceiro se faz ausente por vários motivos. É desorientador tentar crescer e criar disciplina para manter a harmonia dentro de um caos, essa é uma realidade que deve ser aceita e num caso assim, o mais aconselhável seria buscar orientações de profissionais de ajuda.
Um Pya, coração, com sentimento de um ninho cheio
de ovos de aprendizagem dos quais podem brotar
passarinhos e voar;
É possível aprender muito através de teus êxitos e fracassos, de tuas quedas e dor. Em alguns casos, você poderá fazer uma escolha sábia e outras vezes, se frustrar com seus próprios erros e derrotas. Tudo isso pode ser de grande valia no momento em que for decidir a direção e o caminho que tomará num futuro próximo.
A vida humana é um ninho cheio de ovos de aprendizagem dos quais podem brotar passarinhos ou que podem apodrecer nos fiapos do ninho, se a mãe os abandona por qualquer motivo. Portanto os erros, as derrotas, os trancos e os barrancos, as quedas e as dores são significativas, o levantar-se e o movimentar-se, Omopuã Pacha, será uma constante e inevitável em teu caminho.